Neste post, trago para vocês uma sequência de atividades relacionadas ao texto “A Bruxa Castanha” de Antônio Mota. Dando continuidade às atividades ortográficas, vamos aproveitar este texto para trabalharmos a ortografia do X/CH com nossos alunos.
A proposta é a partir da apresentação do texto e leitura do mesmo, explorarmos a interpretação textual, a escrita, e também contextualizarmos o ensino da ortografia com X/CH.
Como atividade interativa nesta sequência, proponho a realização da tarefa “As Minhas Mochilas Ortográficas”. Nesta atividade, a criança recortará as mochilas e fará a colagem em folha a parte. Recortará as imagens e colará nas mochilas, conforme a escrita, sendo com X ou CH.
Objetivos desta sequência de atividades:
- Desenvolver a leitura;
- Ampliar o vocabulário;
- Desenvolver a interpretação textual;
- Identificar palavras com x e com ch.
Habilidades exploradas de acordo com a BNCC:
- (EF12LP04) consiste em: Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou já com certa autonomia, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.
- (EF12LP18): Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, sonoridades, jogos de palavras, reconhecendo seu pertencimento ao mundo imaginário e sua dimensão de encantamento, jogo e fruição.
- (EF12LP19): Reconhecer, em textos versificados, rimas, sonoridades, jogos de palavras, palavras, expressões, comparações, relacionando-as com sensações e associações.
-
(EF69LP48): Interpretar, em poemas, efeitos produzidos pelo uso de recursos expressivos sonoros (estrofação, rimas, aliterações etc.), semânticos (figuras de linguagem, por exemplo), gráfico espacial (distribuição da mancha gráfica no papel), imagens e sua relação com o texto verbal.
- (EF35LP23): Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, aliterações e diferentes modos de divisão dos versos, estrofes e refrões e seu efeito de sentido.
Veja também outras Sequências Didáticas aqui do Blog:
Gostou do material? Então, deixe seu comentário e compartilhe o link desta postagem para que mais pessoas sejam alcançadas!
Autoria das Atividades: Professora Vívian Rosa — Cantinho Ensinar.
Siga minhas Redes Sociais:
Instagran: https://www.instagram.com/cantinho_ensinar_blog/
Grupo Vip WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/Kdszhy6G4nH3Mbj2TAIfjB
Grupo no Facebook: https://www.facebook.com/groups/1084350015743646
Pinterest: https://pin.it/2ZLoUch
Você poderá ser um apoiador ao colaborar com o blog no Apoia.Se.
Ou colaborar via PIX: [email protected]
Gostei demais das suas atividades, quero receber notícias.
Beijos.
As atividadeas facilita bastante nosa vida.
Gratidão
gostei muito do material, gostaria de receber para trabalhar na sala de SRM.