Neste post, trago para vocês uma sequência de atividades relacionadas ao texto “A Bruxa Castanha” de Antônio Mota. Dando continuidade às atividades ortográficas, vamos aproveitar este texto para trabalharmos a ortografia do X/CH com nossos alunos.
A proposta é a partir da apresentação do texto e leitura do mesmo, explorarmos a interpretação textual, a escrita, e também contextualizarmos o ensino da ortografia com X/CH.
Como atividade interativa nesta sequência, proponho a realização da tarefa “As Minhas Mochilas Ortográficas”. Nesta atividade, a criança recortará as mochilas e fará a colagem em folha a parte. Recortará as imagens e colará nas mochilas, conforme a escrita, sendo com X ou CH.
Objetivos desta sequência de atividades:
- Desenvolver a leitura;
- Ampliar o vocabulário;
- Desenvolver a interpretação textual;
- Identificar palavras com x e com ch.
Habilidades exploradas de acordo com a BNCC:
- (EF12LP04) consiste em: Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou já com certa autonomia, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.
- (EF12LP18): Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, sonoridades, jogos de palavras, reconhecendo seu pertencimento ao mundo imaginário e sua dimensão de encantamento, jogo e fruição.
- (EF12LP19): Reconhecer, em textos versificados, rimas, sonoridades, jogos de palavras, palavras, expressões, comparações, relacionando-as com sensações e associações.
-
(EF69LP48): Interpretar, em poemas, efeitos produzidos pelo uso de recursos expressivos sonoros (estrofação, rimas, aliterações etc.), semânticos (figuras de linguagem, por exemplo), gráfico espacial (distribuição da mancha gráfica no papel), imagens e sua relação com o texto verbal.
- (EF35LP23): Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, aliterações e diferentes modos de divisão dos versos, estrofes e refrões e seu efeito de sentido.
Veja também outras Sequências Didáticas aqui do Blog:
Gostou do material? Então, deixe seu comentário e compartilhe o link desta postagem para que mais pessoas sejam alcançadas!
Autoria das Atividades: Professora Vívian Rosa — Cantinho Ensinar.
Siga minhas Redes Sociais:
Instagran: https://www.instagram.com/cantinho_ensinar_blog/
Grupo Vip WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/Kdszhy6G4nH3Mbj2TAIfjB
Grupo no Facebook: https://www.facebook.com/groups/1084350015743646
Pinterest: https://pin.it/2ZLoUch
Você poderá ser um apoiador ao colaborar com o blog no Apoia.Se.
Ou colaborar via PIX: [email protected]
Material muito rico. Amei!
Gostei demais das suas atividades, quero receber notícias.
Beijos.
Amei suas atividades, que capricho..
As atividadeas facilita bastante nosa vida.
Gratidão
gostei muito do material, gostaria de receber para trabalhar na sala de SRM.
Amei ! Obrigada !