Pular para o conteúdo
Início » Sequência de Atividades “A Bruxa Castanha” e a Ortografia X/CH

Sequência de Atividades “A Bruxa Castanha” e a Ortografia X/CH

Neste post, trago para vocês uma sequência de atividades relacionadas ao texto “A Bruxa Castanha” de Antônio Mota. Dando continuidade às atividades ortográficas, vamos aproveitar este texto para trabalharmos a ortografia do X/CH com nossos alunos.

A proposta é a partir da apresentação do texto e leitura do mesmo, explorarmos a interpretação textual, a escrita, e também contextualizarmos o ensino da ortografia com X/CH.

Como atividade interativa nesta sequência, proponho a realização da tarefa “As Minhas Mochilas Ortográficas”. Nesta atividade, a criança recortará as mochilas e fará a colagem em folha a parte. Recortará as imagens e colará nas mochilas, conforme a escrita, sendo com X ou CH.

Objetivos desta sequência de atividades:

  • Desenvolver a leitura;
  • Ampliar o vocabulário;
  • Desenvolver a interpretação textual;
  • Identificar palavras com x e com ch.

Habilidades exploradas de acordo com a BNCC:

  • (EF12LP04) consiste em: Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou já com certa autonomia, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.
  • (EF12LP18): Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, sonoridades, jogos de palavras, reconhecendo seu pertencimento ao mundo imaginário e sua dimensão de encantamento, jogo e fruição.
  • (EF12LP19): Reconhecer, em textos versificados, rimas, sonoridades, jogos de palavras, palavras, expressões, comparações, relacionando-as com sensações e associações.
  • (EF69LP48): Interpretar, em poemas, efeitos produzidos pelo uso de recursos expressivos sonoros (estrofação, rimas, aliterações etc.), semânticos (figuras de linguagem, por exemplo), gráfico espacial (distribuição da mancha gráfica no papel), imagens e sua relação com o texto verbal.

  • (EF35LP23): Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, aliterações e diferentes modos de divisão dos versos, estrofes e refrões e seu efeito de sentido.

Veja também outras Sequências Didáticas aqui do Blog:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Gostou do material? Então, deixe seu comentário e compartilhe o link desta postagem para que mais pessoas sejam alcançadas!

Autoria das Atividades: Professora Vívian Rosa — Cantinho Ensinar.

Siga minhas Redes Sociais:

Instagran: https://www.instagram.com/cantinho_ensinar_blog/

Grupo Vip WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/Kdszhy6G4nH3Mbj2TAIfjB

Grupo no Facebook: https://www.facebook.com/groups/1084350015743646

Pinterest: https://pin.it/2ZLoUch

Você poderá ser um apoiador ao colaborar com o blog no Apoia.Se.
Ou colaborar via PIX: [email protected]

 

3 comentários em “Sequência de Atividades “A Bruxa Castanha” e a Ortografia X/CH”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.