No processo da alfabetização, atividades frequentes de leitura, escrita e reflexão sobre o que se escreve é fundamental. Por isso, trago neste post um material muito rico para trabalharmos a escrita com nossos alunos, são as fichas de escrita.
As fichas de escrita têm por objetivo provocar no aluno a consciência fonológica, uma vez que será levado a refletir sobre quais grafemas (letras) utilizar para produzir determinados sons (fonemas) nas palavras. A criança ao escrever os nomes das imagens, deverá posteriormente, fazer a separação silábica e em seguida completar os quadros com as letras da palavra.
No primeiro momento, a criança fará a escrita espontânea da palavra, e quando chegar ao final da ficha, completando os quadros das letrinhas, precisará refletir sobre a escrita que fez inicialmente. Uma vez que tenha escrito faltando letras ou utilizando letras a mais, ao final deverá fazer a reflexão da sua escrita para que se tenha a mesma quantidade de letras.
Logo, esta atividade será muito proveitosa para aqueles alunos que ainda estão nos níveis silábico com ou sem valor sonoro e também no nível silábico — alfabético. Saiba mais sobre a Psicogênese da Lingua Escrita (Aqui).
A consciência silábica será trabalhada também, uma vez que a criança precisará refletir sobre a quantidade de sílabas e escrevê-las conforme a sua fala.
Podemos destacar também que este recurso poderá ser utilizado como um material de diagnóstico da escrita, para avaliar em qual nível o aluno se encontra.
Aqui no Blog também temos as Fichas de Leitura (Acesse Aqui) e um excelente recurso interativo: Leitura Mágica (Acesse Aqui)
Habilidades trabalhadas segundo a BNCC
- (EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética — usando letras/grafemas que representem fonemas.
- (EF01LP03) Observar escritas convencionais, comparando-as às suas produções escritas, percebendo semelhanças e diferenças.
- (EF01LP04) Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.
- (EF01LP06) Segmentar oralmente palavras em sílabas.
- (EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.
- (EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.
- (EF02LP04) Ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, identificando que existem vogais em todas as sílabas.
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Autoria das Atividades: Professora Vívian Rosa — Cantinho Ensinar.
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Parabéns pelo excelente material. Já vou imprimir e plastificar para usar com a turma.
Seja Bem-vinda ao Blog! Vai ficar maravilhoso plastificado. será sucesso em suas aulas!!!
Apaixonada por tudo aqui. Muito obrigada!
Que bom que gostou! Seja sempre bem-vinda!
Eu estou amando tudo, muito obrigado
Excelente esse material!
Já imprimi e estou ansiosa para usar com meus alunos. Eles vão amar!
Eu, amei.
Obrigada por compartilhar esse material, maravilhoso.
Um abraço.