No processo da alfabetização, atividades frequentes de leitura, escrita e reflexão sobre o que se escreve é fundamental. Por isso, trago neste post um material muito rico para trabalharmos a escrita com nossos alunos, são as fichas de escrita.
As fichas de escrita têm por objetivo provocar no aluno a consciência fonológica, uma vez que será levado a refletir sobre quais grafemas (letras) utilizar para produzir determinados sons (fonemas) nas palavras. A criança ao escrever os nomes das imagens, deverá posteriormente, fazer a separação silábica e em seguida completar os quadros com as letras da palavra.
No primeiro momento, a criança fará a escrita espontânea da palavra, e quando chegar ao final da ficha, completando os quadros das letrinhas, precisará refletir sobre a escrita que fez inicialmente. Uma vez que tenha escrito faltando letras ou utilizando letras a mais, ao final deverá fazer a reflexão da sua escrita para que se tenha a mesma quantidade de letras.
Logo, esta atividade será muito proveitosa para aqueles alunos que ainda estão nos níveis silábico com ou sem valor sonoro e também no nível silábico — alfabético. Saiba mais sobre a Psicogênese da Lingua Escrita (Aqui).
A consciência silábica será trabalhada também, uma vez que a criança precisará refletir sobre a quantidade de sílabas e escrevê-las conforme a sua fala.
Podemos destacar também que este recurso poderá ser utilizado como um material de diagnóstico da escrita, para avaliar em qual nível o aluno se encontra.
Aqui no Blog também temos as Fichas de Leitura (Acesse Aqui) e um excelente recurso interativo: Leitura Mágica (Acesse Aqui)
Habilidades trabalhadas segundo a BNCC
- (EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética — usando letras/grafemas que representem fonemas.
- (EF01LP03) Observar escritas convencionais, comparando-as às suas produções escritas, percebendo semelhanças e diferenças.
- (EF01LP04) Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.
- (EF01LP06) Segmentar oralmente palavras em sílabas.
- (EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.
- (EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.
- (EF02LP04) Ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, identificando que existem vogais em todas as sílabas.
Gostou do material? Então, deixe seu comentário e compartilhe o link desta postagem para que mais pessoas sejam alcançadas!
Autoria das Atividades: Professora Vívian Rosa — Cantinho Ensinar.
Siga minhas Redes Sociais:
Instagran: https://www.instagram.com/cantinho_ensinar_blog/
Grupo Vip WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/Kdszhy6G4nH3Mbj2TAIfjB
Grupo no Facebook: https://www.facebook.com/groups/1084350015743646
Pinterest: https://pin.it/2ZLoUch
Parabéns pelo excelente material. Já vou imprimir e plastificar para usar com a turma.
Seja Bem-vinda ao Blog! Vai ficar maravilhoso plastificado. será sucesso em suas aulas!!!
Muito bom o material ❤️❤️
Apaixonada por tudo aqui. Muito obrigada!
Que bom que gostou! Seja sempre bem-vinda!
Eu estou amando tudo, muito obrigado
Muito bom o material ❤️❤️
Todos os materiais são excelentes, porém não sei como faço para baixar e esse material aqui não vem logo com as palavras ??
Excelente esse material!
Já imprimi e estou ansiosa para usar com meus alunos. Eles vão amar!
Eu, amei.
Obrigada por compartilhar esse material, maravilhoso.
Um abraço.
Encontrei suas publicações no Pinterest.
Amei!
Muito obrigada por compartilhar!
Que Deus te abençoe poderosamente!
Gostei muito do livrinho, divertidamente
muito bom o material. sem palavras. amei todos mas ficha de escrita vai ajudar muito obrigada!
Obrigado professora Vivian suas atividades são feitas com muito capricho e carinho, e me ajudou muito. Vou divulgar seus trabalho. Grata prof. Eluiza