Há uma variedade de dificuldades de aprendizagem que podem afetar crianças e adultos. Alguns tipos comuns de dificuldades de aprendizagem incluem dislexia, dislalia e TDAH. Essas dificuldades podem tornar difícil para as pessoas aprenderem novas informações ou habilidades, lembrarem-se do que aprenderam ou processarem informações rapidamente. Pessoas com dificuldades de aprendizagem geralmente precisam de instrução e acomodações especializadas para ter sucesso na escola ou no trabalho.
Não existe uma causa única para dificuldades de aprendizagem. Acredita-se que sejam causados por uma combinação de fatores genéticos e ambientais. Algumas crianças nascem com um risco maior de desenvolver uma deficiência de aprendizagem, como ter um dos pais com deficiência de aprendizagem. Outros fatores de risco incluem nascer prematuramente, ter certas condições médicas ou exposição a toxinas.
Muitas crianças com dificuldades de aprendizagem têm dificuldade com um ou mais dos seguintes: leitura, escrita, matemática, audição e atenção.
Existem diferentes tipos de dificuldades de aprendizagem. Algumas crianças têm problemas com a leitura (dislexia). Outros têm problemas com a escrita (disgrafia) ou matemática (discalculia). Algumas crianças têm problemas com o tempo de atenção (TDAH), enquanto outras podem ter dificuldades com as três áreas.
O QI de uma criança não é um bom indicador de se ela terá ou não uma deficiência de aprendizagem. De fato, muitas crianças com dificuldades de aprendizagem têm inteligência média ou acima da média. Mas eles ainda podem ter dificuldades na escola porque seus cérebros estão conectados de forma diferente.
Existem três tipos principais de dificuldades de aprendizagem: problemas de leitura, escrita e matemática. Muitas crianças têm problemas com apenas uma área, mas algumas podem Cada tipo de dificuldade de aprendizagem pode afetar uma criança de maneiras diferentes. Por exemplo, uma criança com dislexia (uma deficiência de leitura) pode ter problemas para decodificar palavras ou ler em voz alta. Uma criança com disgrafia (uma deficiência de escrita) pode ter dificuldade em colocar seus pensamentos em palavras ou formar letras corretamente. E uma criança com discalculia (uma deficiência matemática) pode ter problemas para entender conceitos ou resolver problemas.
Dificuldades de aprendizagem podem ser frustrantes para crianças e pais. Mas é importante lembrar que cada criança é diferente e aprenderá no seu próprio ritmo. Existem muitos recursos disponíveis para ajudar crianças com dificuldades de aprendizagem a terem sucesso na escola e na vida.
O que é Dislexia?
A dislexia é um distúrbio neurológico que afeta as habilidades de leitura. Pode afetar crianças e adultos, dificultando a leitura precisa e fluente. Também pode afetar as habilidades de ortografia e escrita.
A maioria das pessoas com dislexia tem dificuldade com a consciência fonêmica, que é a capacidade de ouvir, identificar e manipular sons individuais em palavras faladas. Por exemplo, alguém com dislexia pode ter problemas para dividir uma palavra em seus sons individuais ou pronunciar corretamente uma palavra quando a vê escrita.
A dislexia ocorre em indivíduos com inteligência e visão normais. Não é o resultado de preguiça ou falta de motivação e não pode ser curado. No entanto, com diagnóstico e tratamento adequados, a maioria das pessoas com dislexia pode aprender a ler de forma eficaz.
O que é Dislalia?
A dislalia é uma forma diferente de pronunciar palavras. Pode ser difícil entender o que alguém com dislalia está dizendo. Isso pode afetar o trabalho escolar e a vida social.
Existem diferentes tipos de dislalia, incluindo:
• Distúrbios da articulação – quando as crianças têm dificuldade em emitir certos sons, como l e r.
• Transtorno fonológico – quando as crianças têm dificuldade em usar o sistema de som de sua língua corretamente. Por exemplo, eles podem deixar de fora sons ou adicionar outros extras.
• Transtorno misto de linguagem receptivo-expressiva – quando as crianças têm dificuldade em entender os outros (receptivo) e se expressar (expressivo).
• Problemas motores orais – quando as crianças têm dificuldade em coordenar os músculos necessários para a fala. • Transtorno do processamento fonológico – quando as crianças têm dificuldade em compreender o sistema de som de sua língua
O que é TDAH?
O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurocomportamental que afeta crianças e adultos. Os sintomas incluem dificuldade em prestar atenção, impulsividade e hiperatividade. Embora o TDAH não possa ser curado, ele pode ser tratado com medicamentos e terapia comportamental.
O TDAH é um dos transtornos mentais mais comuns entre as crianças. Estima-se que entre 3 e 5 por cento das crianças em idade escolar tenham TDAH. Os meninos são mais propensos a serem diagnosticados com TDAH do que as meninas.
A maioria das crianças com TDAH crescem e se tornam adultos bem-sucedidos, mas alguns podem lutar com o transtorno ao longo de suas vidas.
Com o apoio e as acomodações certos, as pessoas com dificuldades de aprendizagem podem prosperar na escola e na vida.