O construtivismo é uma filosofia educacional que enfatiza o papel do aluno na construção do conhecimento. Os defensores do construtivismo acreditam que o aprendizado é um processo ativo e que os alunos constroem sua própria compreensão do mundo por meio de suas experiências. O construtivismo tem sido influente em vários campos, incluindo educação, psicologia e ciência cognitiva.
De acordo com construtivistas, os alunos constroem ativamente sua própria compreensão do mundo, integrando novas informações com conhecimentos e experiências anteriores. Esse processo é geralmente chamado de “construção do conhecimento”.
Existem vários tipos diferentes de construtivismo, mas todos enfatizam o papel da experiência e da aprendizagem ativa na construção do conhecimento. O construtivismo é frequentemente contrastado com o “objetivismo”, uma abordagem tradicional ao ensino que enfatiza a transmissão de conhecimentos pré-existentes de professor para aluno.
O construtivismo não é uma filosofia única, mas sim uma coleção de ideias relacionadas. Existem vários tipos diferentes de construtivismo, mas todos enfatizam o papel da experiência e da aprendizagem ativa na construção do conhecimento.
Nas salas de aula construtivistas, os alunos estão ativamente envolvidos em seu próprio aprendizado. Eles exploram novos conceitos e constroem o que já sabem, muitas vezes trabalhando em grupos para resolver problemas ou criar projetos. Os professores atuam como facilitadores, fornecendo recursos e orientação quando necessário, mas permitindo que os alunos descubram soluções por si mesmos.
Muitos especialistas acreditam que o construtivismo é mais eficaz do que o objetivismo porque leva a uma compreensão mais profunda e a uma melhor retenção de informações. Além disso, como os alunos estão ativamente engajados em seu aprendizado, é mais provável que estejam motivados e interessados no que estão fazendo.
Finalmente, descobriu-se que o construtivismo promove a colaboração e a interação social, o que pode ser benéfico para alunos e professores.
Como trabalhar o construtivismo em sala de aula?
O construtivismo é uma teoria de aprendizagem que enfatiza a construção ativa do conhecimento. Ele sustenta que as pessoas constroem ativamente sua compreensão do mundo ao seu redor, e que essa construção é baseada em suas experiências anteriores. Essa teoria tem suas raízes no trabalho do psicólogo soviético Lev Vygotsky, que argumentou que as crianças aprendem melhor por meio de atividades práticas e interação social.Eles fazem isso interagindo ativamente com seu ambiente e experiências. Como tal, é uma ferramenta incrivelmente poderosa para educadores.
Há algumas coisas importantes a serem lembradas ao trabalhar o construtivismo em sua sala de aula. Primeiro, deixe de lado a ideia de que existe uma única resposta correta. Em vez disso, enfatize que existem muitas maneiras de abordar problemas e questões. Incentive os alunos a compartilhar seus pensamentos e raciocínios uns com os outros. Em segundo lugar, crie oportunidades para os alunos explorarem novos conceitos e ideias por conta própria. Isso pode envolver atividades práticas, tarefas de resolução de problemas ou projetos de pesquisa independentes. Por fim, esteja preparado para apoiar o aprendizado do aluno conforme necessário. Isso pode significar fornecer instruções claras no início e, em seguida, diminuir gradualmente seu apoio à medida que os alunos ganham confiança em suas habilidades.