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Atividades de Alfabetização das famílias silábicas – R, S, T, V, X, Z

Dando continuidade às atividades de alfabetização, vamos abordar neste post, atividades de alfabetização para baixar, com as letras R, S, T, V, X e Z.

Você também encontra, aqui no blog:

Como trabalhar as atividades de alfabetização?

O material deste post é formado por atividades de alfabetização das famílias silábicas R, S, T, V, X e Z. Estas atividades podem ser aplicadas com as turmas de 1º ao 3º ano que estão no desenvolvimento da alfabetização.

São atividades complementares, que poderão ser utilizadas de forma contextualizada ao trabalho realizado com a sua turma.

Todas as atividades estão de acordo com a BNCC, incluindo textos variados, listas de palavras, reflexão da leitura e da escrita. Contendo imagens que auxiliam a criança no momento da leitura e da escrita, além de estimular a criatividade no momento da pintura destes desenhos.

Habilidades de acordo com a BNCC:

(EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.

(EF01LP03) Observar escritas convencionais, comparando-as às suas produções escritas, percebendo semelhanças e diferenças.

(EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.

(EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.

Ideias de atividades e brincadeiras na alfabetização:

Vou listar algumas atividades e brincadeiras que podemos utilizar em nossas aulas, para trabalharmos a oralidade, leitura e escrita. As atividades apareceram originalmente no livro Phonemic Awareness in Young Children: A Classroom Curriculum .

Ouvir sequências de sons

Do capítulo 3: Jogos de escuta

Objetivo

Desenvolver as habilidades de memória e atenção para pensar sobre sequências de sons e a linguagem para discuti-los.

Materiais necessários

Objetos que fazem sons interessantes e distintos. Seguem alguns exemplos:

batendo na parede/mesa/colo
soprando
apito
batendo palmas
estalando a língua
fechando bolsa
colorindo papel
tossindo
amassando papel
cortando com tesoura
caindo (coisas diversas)
estalando os dedos
comendo uma maçã
dobrando papel
martelando
pulando
mastigando 
abrir janela ou gaveta
despejar líquido
tocar uma campainha
esfregar as mãos
arranhar
apontar um lápis
fechar um livro com força
quebrar biscoitos
mexer com colher de chá
rasgar papel 
ponta dos pés
ligar o computador
andar
assobiar
escrevendo no quadro
escrever com um lápis

Atividade

Neste jogo, as crianças são desafiadas primeiro a identificar sons isolados e depois a identificar cada um de uma sequência de sons. Ambos serão muito importantes nos próximos jogos de linguagem. As crianças devem cobrir os olhos com as mãos enquanto você faz um barulho familiar, como fechar a porta, espirrar ou estalar os dedos. Ao ouvir com atenção e sem ver, as crianças devem tentar identificar o ruído.

Depois que as crianças entenderem o jogo, faça dois barulhos, um após o outro. Sem espiar, as crianças devem adivinhar os dois sons em sequência dizendo: “Houve dois sons. Primeiro ouvimos um ____ e depois ouvimos um ____”.

Depois que as crianças se tornarem bastante boas com pares de ruídos, produza uma série de mais de dois para que elas identifiquem e relatem em sequência. Novamente, frases completas devem ser encorajadas.

Lembre-se de que, para dar a todas as crianças a oportunidade de participar mentalmente desses jogos, é importante solicitar a todas as crianças que não falem suas respostas até que sejam solicitadas a fazê-lo. Além disso, tanto para apoiar a participação total quanto para permitir a avaliação de alunos individuais, é importante alternar  entre convidar uma resposta de todo o grupo e de crianças individuais de sua designação.

Nota: Devido à importância da habilidade exercida através deste jogo, tome cuidado especial em observar o progresso e as dificuldades de cada criança. Oportunidades extras devem ser criadas para trabalhar com crianças que estão tendo problemas com o conceito de sequências ou em expressar suas respostas.

Variações

  • Com os olhos das crianças fechados, faça uma série de sons. Em seguida, repita a sequência, mas omita um dos sons. As crianças devem identificar o som que foi omitido da segunda sequência.
  • Peça às crianças que façam sons para seus colegas adivinharem.
  • Esses jogos também oferecem boas oportunidades para revisar, exercitar e avaliar o uso de termos ordinais pelas crianças, como primeiro, segundo, terceiro, meio, último. Vale a pena garantir que cada aluno adquira um domínio confortável, receptivo e expressivo desses termos.

Batendo palmas

Do capítulo 6: Consciência de sílabas

Objetivo

Introduzir as crianças à natureza das sílabas, levando-as a bater palmas e contar as sílabas em seus próprios nomes.

Atividade

Quando você apresentar esta atividade pela primeira vez, modele-a usando vários nomes de comprimentos contrastantes. Pronuncie o primeiro nome de uma das crianças na sala de aula sílaba por sílaba enquanto bate palmas antes de convidar as crianças a dizer e bater palmas junto com você. Após cada nome ter sido aplaudido, pergunte “Quantas sílabas você ouviu?”

Depois que as crianças entenderem, peça a cada criança que bata palmas e conte as sílabas em seu próprio nome. Não esqueça os sobrenomes também! É fácil continuar batendo palmas em outras palavras e contar as sílabas de cada uma. Se um nome tiver muitas sílabas, pode ser necessário deixar as crianças contarem as sílabas enquanto batem palmas.

Variações

  • Peça às crianças que batam palmas e contem as sílabas de seus nomes e sobrenomes juntos.
  • Depois de determinar o número de sílabas de um nome, peça às crianças que segurem dois dedos horizontalmente sob o queixo, para que possam sentir o queixo cair a cada sílaba. Para maximizar esse efeito, incentive as crianças a alongar ou alongar cada sílaba.

Encontrando coisas: fonemas iniciais

Do capítulo 7: Sons iniciais e finais

Objetivo

Ampliar a consciência das crianças sobre os fonemas iniciais, pedindo-lhes para comparar, contrastar e, eventualmente, identificar os sons iniciais de uma variedade de palavras.

Materiais necessários

Cartões de imagem

Atividade

Este jogo deve ser jogado como uma extensão da Atividade 7B: Palavras Diferentes, Mesmo Fonema Inicial. [Nota do editor: esta atividade encontra-se no livro dos autores]. Espalhe algumas fotos no meio do círculo. Em seguida, peça às crianças que encontrem as gravuras cujos nomes comecem com o som inicial no qual acabaram de trabalhar. À medida que cada figura é encontrada, a criança deve dizer seu nome e fonema inicial.

Variações

  • À medida que as crianças se sentirem mais à vontade com o jogo, distribua figuras de dois conjuntos diferentes, pedindo às crianças que identifiquem o nome e o fonema inicial de cada figura e as organizem em duas pilhas de acordo.
  • Passe fotos para as crianças; cada um deve identificar o fonema inicial de sua figura e colocá-lo na pilha correspondente. Este jogo funciona bem com pequenos grupos.
  • Tração sonora: Passe figuras de objetos ou animais para as crianças, nomeando cada figura e colocando-a virada para baixo sobre a mesa ou tapete. As crianças se revezam virando pares de gravuras com o lado certo para cima e decidindo se os sons iniciais dos nomes das gravuras são os mesmos. Se os sons iniciais corresponderem, a criança seleciona outro par; caso contrário, outra criança terá sua vez. Este jogo funciona bem com pequenos grupos.

Fonte de pesquisa das brincadeiras: https://www.readingrockets.org/article/phonemic-activities-preschool-or-elementary-classroom

Para baixar o material das Atividades de Alfabetização das letras R, S, T, V, X e Z em PDF completo, acesse o link no final deste post.

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Autoria das Atividades: Professora Vívian Rosa — Cantinho Ensinar.

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6 comentários em “Atividades de Alfabetização das famílias silábicas – R, S, T, V, X, Z”

  1. Não estou acreditando nisso!!!!É muita perfeição!!!!Cada atividade mais linda!!!!Baixando todas!!!!!Obrigada!!!!

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