Olá, queridos educadores!
Dando continuidade à sequência de atividades com as famílias silábicas, neste post, trago das famílias silábicas das letras J, L, M, N, P e Q.
São atividades diversificadas para trabalharmos a leitura e a escrita com as nossas crianças que estão no processo de alfabetização.
Ao elaborar as atividades, tive a preocupação em incluir textos e listas de palavras para que as crianças tenham um contexto na aprendizagem das letras e suas famílias silábicas.
Além disso, todas as atividades contam com ilustrações que chamam a atenção das crianças e auxiliam na aprendizagem.
Vamos falar um pouco sobre a Alfabetização?
Todos nós sabemos o quão difícil é o processo de aprendizagem da leitura com precisão, fluência, desenvolvimento de vocabulário e compreensão geral. Fornecer estratégias eficazes para ler, dá aos alunos a base necessária para se tornarem leitores bem-sucedidos.
Uma razão pela qual muitos alunos não conseguem aprender a ler, é que eles ficam confusos com palavras mais longas ou mais difíceis que não conseguem entender. Ensinar-lhes um processo para trabalhar com palavras multissilábicas em vez de oferecer técnicas ineficazes como adivinhar ou olhar para uma imagem, irá capacitá-los a ler o texto com facilidade.
Aqui estão algumas dicas para ler palavras de forma eficaz:
- Peça-lhes que localizem e vejam se conseguem identificar os grafemas vocálicos na palavra sublinhando-os. (Equipes de vogais são um som).
- Trabalhar com sufixos iguais.
- Circule prefixos familiares.
- Use o conhecimento das sílabas para decodificar os sons das vogais.
- Diga a palavra inteira e veja se faz sentido.
- Use um lápis para passar por baixo de cada sílaba, misturando da esquerda para a direita.
Pratique esses passos com seus alunos. Isso os ajudará quando precisarem fazer isso por conta própria. Novamente, você está criando uma base para o amor pela leitura que eles usarão agora e no futuro. Você está mostrando a eles como resolver problemas difíceis e como superar algo que os atrapalha, como uma palavra longa e multissilábica com a qual eles podem não estar familiarizados.
Familiarizar-se e sentir-se confortável com a leitura, ortografia e linguagem são habilidades muito importantes que os alunos levam consigo para o resto de suas vidas.
A implementação de uma abordagem multissensorial que inclui oportunidades para ver, ouvir, soletrar, escrever e até tocar palavras multissilábicas simultaneamente ajuda a construir esses novos caminhos neurais que os leitores com dificuldades precisam para se tornarem leitores e soletradores estratégicos e eficientes.
Objetivos das Atividades:
- Desenvolver a leitura;
- Aprimorar a escrita;
- Relacionar fonemas e grafemas;
- Identificar as sílabas conforme o som;
- Escrever de forma espontânea;
- Ler e interpretar textos.
Habilidades de acordo com a BNCC:
(EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.
(EF01LP03) Observar escritas convencionais, comparando-as às suas produções escritas, percebendo semelhanças e diferenças.
(EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
(EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.
Para baixar o arquivo em PDF clique no link no final deste post.
Veja também:
Gostou do material? Então, deixe seu comentário e compartilhe o link desta postagem para que mais pessoas sejam alcançadas!
Autoria das Atividades: Professora Vívian Rosa — Cantinho Ensinar.
Siga minhas Redes Sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/cantinho_ensinar_blog/
Grupo Vip WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/Kdszhy6G4nH3Mbj2TAIfjB
Grupo no Facebook: https://www.facebook.com/groups/1084350015743646
Pinterest: https://pin.it/2ZLoUch