Dando continuidade ao tema Festas Juninas, trago neste post, quatro atividades de alfabetização que poderemos trabalhar com nossos alunos, abordando esta temática.
No processo de alfabetização é muito importante trabalhar com os alunos a leitura e a escrita de forma contextualizada. E aproveitar o tema festas juninas, será muito enriquecedor neste processo.
Atividade 1 — Formação de palavras
Nesta atividade, a proposta é trabalhar com as palavras relacionadas à festa junina. A criança, precisará ler as sílabas e organizá-las, formando as palavras. De forma antecipada a esta atividade, pode-se fazer, junto com os alunos, uma lista de palavras relacionadas ao tema. Esta lista, pode ser escrita no quadro ou em um cartaz, com o professor sendo o escriba.
As listas de palavras, relacionadas ao mesmo campo semântico, é fundamental no processo de alfabetização.
Objetivos da Atividade:
- Aprimorar as habilidades de leitura e escrita;
- Ampliar o vocabulário;
- Estimular o raciocínio lógico.
Habilidades trabalhadas de acordo com a BNCC:
Atividade 2 — Completando as palavras com as letras que faltam.
A atividade a seguir, trabalhará a identificação das letras que estão faltando nas palavras. Também utilizando o tema festas juninas, trabalharemos palavras relacionadas a esta temática, nas quais com a falta das letras, os alunos precisam identificar as imagens, nomeando-as e fazendo a leitura das palavras. Esta atividade pode ser trabalhada com alunos que estão na fase inicial da alfabetização, contemplando aqueles que estão nos níveis silábico com ou sem valor sonoro, promoverá o raciocínio sobre a formação das sílabas das palavras.
Objetivos da Atividade:
- Identificar as letras que faltam;
- Associar as letras e os fonemas na escrita das palavras;
- Reconhecer as imagens e nomeá-las.
Habilidades trabalhadas de acordo com a BNCC:
- (EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.
- (EF01LP04) Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.
- (EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.
Atividade 3 — Escrita de frases espontâneas ou ditadas.
Nesta atividade, o professor poderá solicitar ao aluno, que escreva uma frase espontaneamente relacionada à imagem ou também poderá ditar a frase para que o aluno escreva.
A escrita espontânea é uma forma de avaliar como está o repertório de palavras deste aluno. Assim como verificar o nível de criatividade e de formação da frase, avaliando se o aluno realiza a segmentação das palavras e se consegue expressar suas ideias de forma coesa.
Uma boa oportunidade também, para trabalhar questões como: letra inicial maiúscula, pontuação e a sequência lógica para a construção das frases.
Objetivos da atividade:
- Escrever frases com coesão;
- Segmentar as palavras nas frases;
- Ampliar o repertório do vocabulário;
- Estimular o raciocínio lógico.
Habilidades trabalhadas de acordo com a BNCC:
- (EF01LP11) Conhecer, diferenciar e relacionar letras em formato imprensa e cursiva, maiúsculas e minúsculas.
- (EF01LP12) Reconhecer a separação das palavras, na escrita, por espaços em branco.
- (EF01LP14) Identificar outros sinais no texto além das letras, como pontos finais, de interrogação e exclamação e seus efeitos na entonação.
Atividade 4 — Trabalhando as Rimas.
Na alfabetização, trabalhar com rimas é de grande importância, já que elas ajudam na memorização das palavras. Além disso, rimas proporcionam maior diversidade na escrita, tornam a leitura mais prazerosa e auxiliam no desenvolvimento da criatividade. Aqui em nosso site, temos um jogo de rimas, acesse aqui e tenha acesso gratuitamente.
Nesta atividade, trabalharemos as rimas com as palavras do contexto da festa junina. A criança lerá as palavras que estão escritas no quadro e fará a relação com os nomes das imagens abaixo, completando as frases.
Contudo, antes de aplicar a atividade, é importante explicar aos alunos o que são as rimas. Trabalhar, antecipadamente, canções, poemas, parlendas, fará com que as crianças aprendam de forma lúdica, percebendo os sons semelhantes nas palavras.
É importante ressaltar que as atividades com rimas na alfabetização devem ser divertidas e estimulantes. Os estudantes devem se sentir à vontade para participar e expressar suas ideias. Por isso, é importante que os professores deem espaço para que os alunos interajam e deem suas opiniões.
Objetivos da Atividade:
- Desenvolver a escrita e a leitura;
- Ampliar o vocabulário;
- Identificar palavras que rimam;
- Perceber os sons semelhantes entre as palavras.
Habilidades trabalhadas de acordo com a BNCC:
- (EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.
- (EF01LP09) Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais, mediais e finais.
Gostou do material?
Se gostou deste material, peço que ajude a divulgar o site Cantinho Ensinar – Professora Vívian Rosa.
Compartilhe o link desta postagem com seus colegas de profissão e também com àqueles responsáveis que buscam materiais para trabalhar com as crianças em casa.
Me siga também no Instagram @cantinho_ensinar_blog
Atenção!
Todos os materiais disponibilizados neste site são protegidos pela Lei de Direitos Autorais — n.º 9610/98, logo, é proibido compartilhar os arquivos em outros sites, páginas e redes sociais. Somente é permitido pelo Link da Postagem!
Todos os materiais são gratuitos! Não sendo permitida a sua reprodução para venda!
Amei suas apostilas e atividades diversas! Práticas e dinâmicas!
Material muito bom , amei!!!
Muito bom o material.
Oi boa tarde. Quero saber qual o nome que dá na atividade de completar no vestido?
CAIPIRA
Obrigado