Ler contos natalinos traz inúmeros benefícios, não só para os mais pequenos mas para toda a família.
A leitura desempenha um papel importante no desenvolvimento da criatividade dos pequenos. Além de proporcionar um novo vocabulário, cultura e histórias.
Um conto natalino apresenta a origem e o significado da data. Além de ajudar a preservar a essência da comemoração, traz ensinamentos e a possibilidade de refletir sobre condutas e valores.
Contos de Natal apresentados na Apostila
A lenda da vela de Natal
Lenda de origem austríaca – Autor desconhecido
Era uma vez, um sapateiro pobre que vivia em uma cabana, perto de uma humilde aldeia. Como gostava de ajudar os viajantes que passavam junto à sua casa durante a noite, o sapateiro deixava uma vela acesa todas as noites na janela da casa, para lhes iluminar o caminho.
Certa altura, deu-se uma grande guerra que fez com que todos os jovens partissem, deixando a aldeia ainda mais pobre e triste. Ao verem a persistência daquele pobre sapateiro, que continuava a viver a sua vida cheio de esperança e bondade, as pessoas da aldeia decidiram imitá-lo. E, na noite de véspera de Natal, todos acenderam uma vela nas suas casas. Iluminando, assim, toda a aldeia.
À meia-noite, os sinos da igreja começaram a tocar, anunciando a boa notícia: a guerra tinha acabado e os jovens regressavam às suas casas! Todos gritaram: “É um milagre! É o milagre das velas!”. A partir daquele dia, acender uma vela na véspera de Natal tornou-se tradição em quase todas as casas.
História do sonho do Papai Noel
Autor: J. Letria
Certa noite, enquanto dormia, o Papai Noel teve um bonito sonho: era véspera de Natal e todos estavam felizes! Ninguém estava sozinho… Todos tinham família e uma casa com a mesa pronta para a ceia de Natal, onde não faltava comida farta e deliciosa. Não havia pobreza, nem ódio, nem guerras. Todos eram amigos e não havia brigas, palavrões, nem má educação… Havia sim, amor, compreensão e carinho entre todos.
As pessoas que se encontravam nas ruas, a caminho de casa, cantarolavam alegremente músicas de Natal, levando os últimos presentes para colocar debaixo do pinheiro. E o Papai Noel não conseguia deixar de sorrir, de tanta felicidade, ao ver o mundo cheio de paz, amor e harmonia!
No entanto, quando o Papai Noel acordou e viu que tudo não passava de um sonho, ficou muito triste. Afinal, só algumas pessoas no mundo eram felizes, capazes de celebrar o Natal em alegria e paz com os seus, de terem um lar, comida, roupa e amor.
Perante esta situação, o Papai Noel declarou em voz alta: “terei de continuar a ajudar as crianças e os adultos a terem um Natal realmente feliz! Vou preparar as renas e o meu trenó, para enchê-lo com presentes e distribuí-los esta noite, de modo a que, pelo menos uma vez por ano, haja alegria no coração de todos nós!”.
Então, quando viu os sorrisos das crianças e dos adultos ao verem os seus presentes, o Papai Noel decidiu manter esta tradição. Continua assim, ano após ano, a cumprir a sua tarefa, até que um dia possa ver o seu lindo sonho totalmente concretizado!
Lenda do pinheiro de Natal
Autor: Jean-Baptiste Poquelin Molière
Há muito, muito tempo, na noite de Natal, existiam três árvores junto do presépio: uma tamareira, uma oliveira e um pinheiro. Ao verem o Menino Jesus nascer, as três árvores quiseram oferecer-lhe um presente.
A oliveira foi a primeira a oferecer, dando ao Menino Jesus as suas azeitonas. A tamareira, logo a seguir, ofereceu-lhe as suas doces tâmaras.
Mas o pinheiro, como não tinha nada para oferecer, ficou muito triste. As estrelas do céu, vendo a tristeza do pinheiro, que nada tinha para dar ao Menino Jesus, decidiram descer e pousar sobre os seus galhos, iluminando e enfeitando o pinheiro.
Quando isto aconteceu, o Menino Jesus olhou para o pinheiro, levantou os braços e sorriu! Reza a lenda que foi assim que o pinheiro – sempre enfeitado com luzes – foi eleito a árvore típica de Natal.
Como você pode salvar as imagens?
Clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione a opção abrir em uma nova guia.
Clique novamente com o botão direito do mouse em cima da imagem que foi aberta, na nova guia, e escolha a opção “salvar imagem como…” ou a opção copiar a imagem e neste caso você deve colar no local desejado.
DIREITOS DE USO PESSOAL
Este arquivo foi produzido pelo Blog CANTINHO ENSINAR e este material está sendo cedido para seu uso pessoal educador.
É permitido:
✓ O compartilhamento do arquivo em plataformas governamentais;
✓ Usar o arquivo com seus alunos através WhatsApp ou outras plataformas digitais destinadas aos seus alunos;
✓ Usar o arquivo com seus alunos em aula online ou presencial;
✓ Postar foto de como você e seus alunos utilizaram os arquivos.
Não é autorizado:
Postagem do arquivo para baixar em sites, blogs, grupos nas redes sociais ou em grupos diversos de WhatsApp que são destinados a educadores;
A venda deste material é totalmente proibida;
Caso queira indicar este arquivo para outro educador compartilhe apenas link do blog: https://cantinhoensinarvivianrosa.com.br
O compartilhamento deste material ou parte dele por sites, Blogues, Páginas/perfis “sociais” sem a autorização previa de autor, incorre em violação de direito autoral.
Conforme Código Penal Art 184, e haverá a denúncia em órgão de proteção global como DMCA o que poderá acarretar o bloqueio de sua conta de Google Adsense e perfis sociais.
Gostou do material? Então, deixe seu comentário e compartilhe o link desta postagem para que mais pessoas sejam alcançadas!
Siga minhas Redes Sociais:
Grupos WhatsApp e Telegram: https://cantinhoensinarvivianrosa.com.br/grupos-do-whatsapp-e-telegram/
Página Oficial no Facebook: https://www.facebook.com/cantinhoensinar
Perfeito!
Vou trabalhar esse ano.
Parabéns pelo lindo projeto .
MUITO BOM ! PARABÉNS
gostei do material desjo receber outros que me ajude trabalhar melhor
gostei do material desejo receber outros que me ajude trabalhar melhor
muito bom o material parabéns pelo seu trabalho
Sá atividades são ótimas, queria ter acesso.
As atividades são ótimas, queria ter acesso.
muito boas atividades gostaria de teracesso no conteudo do ano todos parabens