Neste post, compartilho com vocês uma atividade de alfabetização interativa com trava-línguas para trabalharmos com as crianças, dando continuidade ao tema folclórico.
O trava-língua é como as parlendas, um jogo de construção de palavras que faz parte da literatura popular brasileira, devido à semelhança de sílabas entre as palavras.
O trava-língua é muito importante na linguagem, pois se concentra em ajudar as crianças a desenvolverem melhor seu vocabulário e ampliá-lo. Os adultos podem usar este método, auxiliando na pronúncia das palavras.
Sobre a Atividade Interativa de Alfabetização com Trava-línguas
A atividade aqui proposta, recebeu o nome de “O caldeirão dos Trava-línguas da Cuca”, em referência ao folclore, abordando o tipo de texto “trava-língua” e o personagem folclórico, a Cuca.
Com esta atividade, a proposta principal é o desenvolvimento da leitura. Os trava-línguas são excelentes, pois são frases ou textos curtos, que trabalham palavras com maior complexidade fonética, e que despertam grande curiosidade e entusiasmo nas crianças, uma vez que, quem saber ler sem “tropeçar” na leitura, é considerado um bom leitor, e elas gostam, pois acaba se tornando um momento em que disputam para saber que lê melhor.
Além da leitura, podemos trabalhar, também, a ortografia das palavras, abordando as sílabas complexas.
O material conta com a página principal em que há a imagem da Cuca com o seu caldeirão. E as demais páginas são com as fichas contendo os trava-línguas. As três páginas com as fichas dos trava-línguas estão divididas por tipos de letras: letra de imprensa minúscula, letra de imprensa maiúscula e letra cursiva.
Veja o passo-a-passo da atividade no vídeo abaixo:
Habilidades Abordadas pela BNCC
- (EF12LP07) Identificar e (re)produzir, em cantiga, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas e canções, rimas, aliterações, assonâncias, o ritmo de fala relacionado ao ritmo e à melodia das músicas e seus efeitos de sentido.
- (EF01LP19) Recitar parlendas, quadras, quadrinhas, trava-línguas, com entonação adequada e observando as rimas.
- (EF01LP18) Registrar, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, cantigas, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
Confira as imagens da atividade. Para baixar o PDF, clique na imagem que está no final do post.
Gostou do material? Então, deixe seu comentário e compartilhe o link desta postagem para que mais pessoas sejam alcançadas!
Autoria das Atividades: Professora Vívian Rosa — Cantinho Ensinar.
Siga minhas Redes Sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/cantinho_ensinar_blog/
Grupo Vip WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/Kdszhy6G4nH3Mbj2TAIfjB
Grupo no Facebook: https://www.facebook.com/groups/1084350015743646
Pinterest: https://pin.it/2ZLoUch
Materiais excelentes
Muito obrigada!!! É um prazer compartilhar com vocês! Seja bem-vinda!
Obrigada por compartilhar!!
Estou amando.Gostaria de material para Mural e Painel de datas comemorativas e conteúdo de Português e Matemática para o 4 e 5 anos.
Gratidão
Deus abençoe.
Obrigada por comentar e dar as suas sugestões. Farei estes materiais. Abraços.