Já ouviu falar em Consciência Silábica?
Consciência Silábica é a habilidade de perceber que as palavras são formadas por associações de sílabas e estas representam os sons que falamos.
Durante o trabalho da consciência silábica, não há cobranças quanto à ortografia, mas sim a percepção das sílabas utilizadas para escrever as palavras, fazendo a correspondência pelo som.
As crianças que ainda estão na fase inicial da escrita, nível pré-silábico, precisam ser estimuladas e auxiliadas para refletirem sobre as sílabas das palavras, percebendo que cada vez que abrimos a boca, emitimos um som que tem como correspondência uma sílaba.
Com trabalhar a Consciência Silábica?
A Alfabetização é muito mais que saber traçar as letras, ter uma boa caligrafia e decifrar o que está lendo.
Atualmente, sabemos que um indivíduo alfabetizado é aquele que lê, interpreta e escreve, com autonomia, variados gêneros textuais e os utiliza em seu dia-a-dia.
O que não podemos confundir é o método silábico com a consciência silábica.
O método silábico, é aquele em que o ensino da leitura e da escrita é baseado no ensino das famílias silábicas, enfatizando a repetição, sem ao menos um contexto.
E a consciência silábica é uma habilidade da Consciência Fonológica, e propõe a reflexão sobre a sílaba como unidade linguística. A Consciência Silábica envolve oito tipos de operações cognitivas:
- Identificar sílabas
- Produzir sílabas
- Contar sílabas
- Segmentar palavras em sílabas
- Comparar sílabas
- Adicionar sílabas
- Subtrair sílabas
- Substituir sílabas
E para desenvolvermos esta habilidade podemos incluir em nosso planejamento atividades que possibilitem aos alunos a reflexão sobre a composição das palavras em unidades sonoras, que são as sílabas, e que estas se repetem em diferentes palavras.
Sobre a Atividade aqui proposta: Cards Formação de Palavras.
Pensando em possibilitar o trabalho voltado para a reflexão das sílabas, elaborei o material que aqui estou disponibilizando, para vocês baixarem gratuitamente.
Este material é composto por fichas e cartelas. Em cada ficha há uma imagem e uma sílaba que constitui a palavra.
Nas cartelas, há a imagem e os espaços em que o aluno deverá encaixar as fichas, de acordo com a palavra que dá nome à imagem.
O objetivo é que o aluno reflita sobre a sílaba que deverá utilizar para formar determinada palavra.
Nesta atividade também é possível que se tenha a percepção de que sílabas iguais podem aparecer em palavras diferentes.
Habilidades abordadas de acordo com a BNCC:
(EF01LP06) Segmentar oralmente palavras em sílabas.
(EF01LP28) Comparar palavras identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais, mediais e finais.
(EF02LP01) Utilizar, ao produzir o texto, grafia correta de palavras conhecidas ou com estruturas silábicas já dominadas.
Confira o Material e Baixe Gratuitamente.
Para baixar as imagens, basta clicar sobre elas com o botão esquerdo do mouse e selecionar a opção “salvar imagem como” ou Baixe o PDF, disponibilizado no link abaixo das imagens das atividades.
Autoria das Atividades: Professora Vívian Rosa — Cantinho Ensinar.
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Estou buscando conhecimento sobre a neurociência e já me convenci de que através dela é que o aprendizado realmente acontece. Muito satisfeita com as divulgações do trabalho de vocês. Parabéns!!