Trabalhar poemas com os alunos desde a educação infantil, estimula a leitura e a escrita, assim como a reflexão fonológica, pois são ricos em sons que rimam.
Embora, pareça muito difícil trabalhar os poemas com os pequenos, existe uma vasta literatura deste gênero voltada para o público infantil. Autores renomados e conhecidos como Vinícius de Moraes e Cecília Meireles dedicaram parte de suas obras para as crianças.
Escolhi, desta vez, o poema de Elias José, especialista em literatura infanto-juvenil, “A casa e o seu dono”.
Sobre a Sequência Didática:
O que é Sequência Didática?
A sequência didática é uma série de atividades desenvolvidas no decorrer das aulas, abordando um tema específico. São atividades que seguem uma ordem de maneira articulada visando atingir objetivos pré estabelecidos pelo educador.
Segundo Dolz e Schneuwly (2004), argumentam que as sequências didáticas são instrumentos norteadores para os professores na condução de suas aulas e no planejamento das intervenções necessárias.
Logo, percebemos a importância de trabalharmos com as sequências didáticas, pois facilitam a compreensão dos conteúdos, tornando a aprendizagem significativa.
Veja também a Sequência Didática: A Cesta de Dona Maricota, aqui no Blog.
Como trabalhar a sequência didática “A casa e o seu dono”?
O poema “A Casa e o seu Dono”, de Elias José, apresenta leitura de fácil compreensão e memorização.
Nesta sequência didática trabalharemos a leitura, a escrita, a interpretação textual, separação silábica, a identificação das palavras que rimam e organização dos versos do poema.
Objetivos a serem alcançados:
- Realizar a leitura do poema;
- Diferenciar o poema de outros gêneros textuais;
- Escrever espontaneamente, realizando a reflexão da escrita;
- Interpretar o poema, respondendo às questões apresentadas;
- Identificar no poema as palavras que rimam;
- Ler os versos do poema que estão embaralhados e colocá-los na ordem certa.
Habilidades trabalhadas de acordo com a BNCC:
- (EF12LP04) consiste em: Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou já com certa autonomia, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.
- (EF12LP18): Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, sonoridades, jogos de palavras, reconhecendo seu pertencimento ao mundo imaginário e sua dimensão de encantamento, jogo e fruição.
- (EF12LP19): Reconhecer, em textos versificados, rimas, sonoridades, jogos de palavras, palavras, expressões, comparações, relacionando-as com sensações e associações.
-
(EF69LP48): Interpretar, em poemas, efeitos produzidos pelo uso de recursos expressivos sonoros (estrofação, rimas, aliterações etc.), semânticos (figuras de linguagem, por exemplo), gráfico espacial (distribuição da mancha gráfica no papel), imagens e sua relação com o texto verbal.
- (EF35LP23): Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, aliterações e diferentes modos de divisão dos versos, estrofes e refrões e seu efeito de sentido.
Autoria das Atividades: Professora Vívian Rosa — Cantinho Ensinar.
Siga minhas Redes Sociais:
Instagran: https://www.instagram.com/cantinho_ensinar_blog/
Grupo no Facebook: https://www.facebook.com/groups/1084350015743646
Pinterest: https://pin.it/2ZLoUch
Ótimas atividades
Obrigada querida!!! Seja bem-vinda!
Show… Parabéns Prof. Vívian! Suas atividades são maravilhosas!
Obrigada por nos ajudar!!!
Excelente atividades
Tudo maravilhoso,acabei de conhecer o site e já estou apaixonada Prof Vivian Parabéns
gostaria de receber o material da sequencia do poema a casa e seu dono
Boa tarde Professora Vivian, você é uma pessoa iluminada, seus materiais são sensacionais, obrigada por compartilhar conosco e nos ajudar, Deus lhe abençoe infinitamente por tanta generosidade, grande abraço.
Atividades de fáceis compreensão, excelentes para as crianças que estão se apropriando da leitura e escrita.
Parabéns pelas atividades.